Pular para o conteúdo principal

O que é Constelação Familiar?

Também é conhecida como Constelação Familiar Sistêmica ou Constelação Sistêmica Familiar. O termo ‘constelação familiar’ parece fazer referência às estrelas ou outros assuntos como astrologia, esoterismo, religião ou crença. Mas de fato, não está ligada a nenhum destes assuntos.


Na verdade, o trabalho desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger se chama “Familienaufstellung” em sua língua original. Numa tradução literal seria ‘Representação Familiar’ ou ‘Colocação Familiar’. Mas antes de ser traduzido para o Português, o verbo “stellen” foi traduzido para o inglês como “constellate”. Assim, do inglês “constellate” para o português, foi traduzido como “constelação”. Constelação dá uma idéia de elementos posicionados em relação aos outros, representando algo. Mas a tradução literal direto do alemão como “Representação Familiar” passa uma idéia mais próxima de como é a técnica.


O objetivo da Constelação é ajudar as pessoas resolver conflitos e colocá-las em contato com o poder de cura da família, a serviço da reconciliação. A família dá a vida ao indivíduo, daí provém possibilidades e limitações. Estamos ligados, mesmo inconscientemente, à família e a seu destino. Assim, a Constelação Familiar é realizada para trazer soluções a problemas de relacionamento, de qualquer natureza, mas especialmente os familiares. No entanto, os mais de 40 anos desta abordagem revelou que outros problemas como doenças, vícios, problemas empresariais, de trabalho ou até financeiros, podem ser causados por problemas de relacionamento e em especial, por emaranhamentos sistêmicos. Assim, quando esta é a causa, sem dúvida a Constelação Familiar é a abordagem mais indicada.


O ‘emaranhamento sistêmico’ ocorre quando alguém na família retoma e revive inconscientemente o destino de um familiar que viveu antes dele. Isto acontece por uma necessidade irresistível de compensação por uma injustiça cometida, causando problemas que podem se repetir ao longo da vida e até de gerações. Tudo o que foi reprimido numa família tende a reaparecer nos membros menos capazes de defender-se. Inconscientemente, filhos e netos desejam sofrer, expiar ou até morrer como seus antepassados que sofreram injustiças. A constelação familiar traz à tona soluções sistêmicas que incluem com amor cada membro do grupo, interrompendo este ciclo vicioso de compensações que perpetuam o mal do passado.


A Constelação restabelece as ordens do amor: hierarquia (estabelecida pela ordem de chegada), pertencimento (estabelecido pelo vínculo) e equilíbrio (estabelecido pelo dar e tomar/receber). As violações destas leis causam os emaranhamentos sistêmicos, que por sua vez, além dos problemas de relacionamento podem causar diferentes problemas como depressão, doenças, dificuldades no trabalho e financeiras, etc. A Constelação se revela aos poucos, passo a passo e inaugura um novo movimento na vida do cliente. Ou seja, tira-o do ciclo vicioso de problemas.


A Constelação Familiar é uma abordagem que traz à tona imagens internas inconscientes do cliente. Estas imagens se revelam como o posicionamento do cliente em relação a outras pessoas do seu grupo social, especialmente do seu clã familiar. Então, cada membro do grupo será representado na Constelação por materiais inanimados, como bonecos ou papel, ou mesmo por outras pessoas. Deste modo, a Constelação Familiar pode acessar fatos ocorridos em gerações anteriores e em locais muito distantes, mesmo que o cliente nem tenha conhecimento. Assim, ela atua além do tempo e espaço, possibilitando o atendimento pela internet (online).


Muita gente tem dúvidas sobre qual o melhor tema a constelar. Eu oriento meus clientes que o melhor tema para ser constelado é aquele que aflorar primeiro no coração, no início da Constelação. Afinal, é o coração do cliente que vai nos guiar durante toda a Constelação. Diferente de terapias convencionais, que são necessárias longas explicações sobre o problema (que podem durar até anos), na Constelação Familiar quanto menos, melhor! É uma terapia do essencial, assim, o tema pode ser dito numa pequena frase ou até numa única palavra. Veja alguns exemplos de tema:


* Relação com o pai ou mãe ou filhos ou com família

* Problemas com o parceiro

* Pânico

* Baixa autoestima

* Tristeza profunda


A Constelação é uma terapia rápida, pois apenas uma sessão pode ser suficiente para dar novos rumos a uma vida. Há mais de 40 anos, esta terapia vem ajudando pessoas no mundo todo. O sucesso deste trabalho tem sido reconhecido também pelo Judiciário Brasileiro, através de sua integração como ferramenta de Conciliação nos processos judiciais, promovendo paz social.


Meus clientes costumam relatar um grande alívio após a Constelação Familiar. Eles sentem que algo mudou em seus corações, mesmo que racionalmente eles não saibam explicar como nem porque. Aliás, entender o que ocorre não é relevante para os resultados, mesmo porque o efeito é sistêmico, atingindo pessoas do sistema do cliente que nem tem conhecimento que ocorreu a Constelação.


Mas apesar desta sensação de alívio imediato, é necessário algum tempo para que estas mudanças profundas reflitam no dia a dia. Costumo explicar aos meus pacientes que eles serão atraídos para novas circunstâncias ou pessoas, pois um novo movimento foi iniciado.Existem situações que não podem ser mudadas, como por exemplo, a morte, mas a Constelação pode promover um novo ponto de vista, mais leve, a respeito dos fatos da vida. Por isto, antes de se apressar em repetir a Constelação para o mesmo tema, aconselho aguardar alguns meses. O mais comum entre meus clientes é não ser necessária outra sessão ou surgirem novos temas para constelar ao invés de repetir o mesmo tema.


O trabalho de Bert Hellinger se ocupa apenas em realizar as Constelações Familiares e não entender as razões para ela funcionar. Mas para aqueles que desejam estudar sobre esta questão, Hellinger indica o trabalho sobre ‘campos morfogenéticos’ do cientista inglês Rupert Sheldrake. Dentre os vários livros publicados e traduzidos para o português, ele indica “Por que os cães esperam seus donos” e “A sensação de estar sendo observado”.

Como seria passar pela experiência da Constelação?

Continuamos no próximo post…

Comente o post, deixe sua opinião e suas dúvidas, será uma satisfação respondê-las.

Um carinhoso abraço.

Lara Silva

Texto copiado na íntegra da minha coluna NÓS EM LAÇOS no Portal Medictando: https://medictando.com/

Transforme nós em laços com a Constelação Familiar ONLINE.
https://constelacaofamiliar.larasilva.com.br

Conheça o Programa Viver Mais Leve: https://larasilva.com.br

Quer saber mais? 

Envie seu e-mail e entrarei em contato:

(não se preocupe, não farei spam)
E-mail:

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Online ou presencial (Alfenas-MG)

Como seria experimentar algo diferente? Como seria fazer a Constelação Familiar? Online ou presencial (Alfenas-MG) Meu trabalho com as Constelações  está semeando leveza e amor pelo mundo. Clique aqui e confira aqui a opinião de quem já fez.   Com mais de 40 anos, a Constelação Familiar  já ajudou milhares de pessoas ! Visite o site:  https://constelacaofamiliar.larasilva.com.br/ Cadastre seu e-mail abaixo e receba mais informações e conteúdos exclusivos GRATUITAMENTE: (não se preocupe, não faremos spam) E-mail: Para enviar CLIQUE AQUI !

Qual tema constelar?

Como você está se sentindo? Muita gente me pergunta sobre o tipo de problema que a Constelação Familiar pode ajudar e eu pergunto o que você está sentindo? Preocupação, medo, raiva, tristeza, angústia, ansiedade, aperto no peito, nó na garganta, cabeça pesada e apreensão são sentimentos e sensações que roubam seu bem estar, humor, disposição, sono e até sua saúde. Independentemente do problema, estas emoções esgotam sua energia. Torna suas relações com as pessoas muito difíceis. Multiplica o estresse e os problemas, que se tornam cada vez maiores. É um efeito dominó, onde basta a primeira peça cair para as demais caírem na sequencia. O problema no trabalho afeta as relações em casa e vice-versa. Tudo está conectado! Na vida real não dá para separar os problemas em setores. O fato, é que problemas e desafios nós encontramos todos os dias! E a medida que nós vamos superando cada um, vamos nos fortalecendo! Mas às vezes, apesar dos nossos esforços, parece que os problemas se repetem, em

Sobre a Consteladora Familiar, Lara Silva

Lara Silva Ajudo pessoas ousarem escolher uma vida mais leve e com propósito, ultrapassando dramas, traumas, medos e dores através do Programa Viver mais Leve (https://larasilva.com.br/). Meu grande interesse profissional sempre foi a saúde e bem estar e já são mais de 20 anos de estudo e experiência. Busquei primeiro o conhecimento clássico dos medicamentos, no curso de Farmácia, mestrado e PhD pela UNICAMP. Mas percebi que era necessário algo mais e hoje cuido não só das dores físicas, mas também das emocionais. Hoje facilito a transformação de dores físicas e emocionais em bem estar, autoconhecimento e expansão de consciência através do Programa Viver mais Leve (https://larasilva.com.br/). Pois além dos conhecimentos clássicos dos medicamentos, Homeopatia e Acupuntura, agreguei ao meu trabalho novas abordagens como Constelação Familiar, Barras de Access, TethaHealing, Terapia Floral, Coach, Reiki, terapia vibracional, entre outras. Por meio da internet posso levar o meu trabalho