Conflitos: Sou mãe e pai!





Não é raro uma mãe se dizer pai e mãe. Ela quer dizer que cuida de tudo, material e emocional: cuidado, sustento, casa, educação, carinho. Muitas preferem que os filhos nem conheçam os pais e outras, foram abandonadas com seus filhos, e ainda, tem as que o pai está ali, fisicamente, mas não se posiciona como pai.




O sábio chinês Confúcio (I-Ching, hexagrama 37), há mais de 2 mil anos, já dizia que: 



enquanto pai é pai, mãe é mãe e filho é filho tem-se uma família harmoniosa, se não, temos o caos


Neste contexto, cada um respeita sua posição dentro da família e assim poderá haver harmonia. 


No entanto, quando a mãe se diz pai ou a figura do pai é apagada, ocultada ou menosprezada é o caos que tem lugar. Muito comum é o filho se rebelar e criar todos os tipos de problemas ou ser um filho maravilhoso para a mãe, mas que se sente preso, atado e não consegue alçar voo para a liberdade, para sua realização profissional ou pessoal.



Ninguém é filho de chocadeira! 

Independente das histórias de vida, inevitavelmente todos nós somos metade papai e metade mamãe. Isto é fato, queira você ou não! E temos trilhões de células no nosso corpo que confirmam isto através do nosso DNA. Quando nossa mãe nos olha e menospreza o papai, metade de nós é menosprezada. Nada precisa ser dito. A verdade dos sentimentos fala por si mesma. 



Não comemos um prato de comida se metade dele estiver imundo. Se olhamos para o nosso filho e condenamos o pai dele, o condenamos junto. Não dá para validar nosso filho pela metade, ou seja, só a metade que é nossa. Isto causa uma dor incompreensível no coração de uma criança.



A algum tempo, ouvi uma história tocante de um colega Constelador, quando ele ainda atuava como médico no SUS. Ele recebeu em seu consultório uma senhora e seu netinho. Enquanto ela era consultada, a criança quase destruiu o consultório, tamanho descontrole e hiperatividade. Então, o médico perguntou a avó sobre o pai da criança. A vó respondeu que ele era bandido e traficante, e "graças a Deus" o menino não o conhecia. Então ele chamou o menino e disse que diria algumas palavras ao seu ouvido e que se fizesse sentido, ele deveria olhar para a vovó e repeti-las. Então o fez, e o menino, olhou para a vó com lágrimas nos olhos e disse:



"Querida vovó, me olhe com carinho se eu tenho um bom lugar para o papai no meu coração!"



A vovó entendeu o recado com o coração e mudou! O menino refletiu esta mudança em seu comportamento. E as cuidadoras da creche daquela criança, vieram até a o médico para pedir para fazer algo também para mais dois meninos de lá, que, como o primeiro, eram os piores em comportamento.



Não economize amor! Gaste amor! Você vai guardar todo o amor que você tem no coração e enterrar junto com você? Para que? Ame, ame por inteiro! Olhe para a sua criança e diga:



"Querido filhinho, eu vejo com amor o lugar que você tem guardado para o seu papai no seu coração!"



"Querido filhinho, você é o ponto de união, amor e reconciliação entre duas grandes famílias, a do papai e a da mamãe!"



Eu sei que pode parecer pedir demais, então treine primeiro com a mente, mesmo que ainda não seja verdade para o seu coração. 



Gostaria de ajudar você a soltar o amor que tem aí represado. Então, diferencie AMOR de CONDUTA. Ame generosamente! Quem ama, mais amor tem! Mas não confunda com conduta! Você pode amar uma cascavel, mas qual é a melhor conduta? Deixá-la nas matas, onde é o lugar dela, é claro! Não precisa fazer carinho nela ou deixá-la solta dentro de casa. A cascavel não pode ser condenada por picar alguém, ela apenas está sendo o que é. 



Não limite o AMOR, limite apenas a SUA CONDUTA!


De qualquer modo, a presença do pai precisa ser honrada. Não se trata da presença física, o lugar dele é dele. O pai do seu filho precisa ter um lugar também no seu coração. Ele precisa ser honrado como homem na sua vida e como pai do seu filho. Você não precisa sair por aí dizendo ou provando isto para todos. Isto é algo íntimo e só você precisa saber disto! É um movimento que acontece dentro do seu coração. E se estiver difícil dar o primeiro passo, pense no seu filho, melhor motivação não há!


Por Lara Silva 
Em  https://constelacaofamiliaronline.blogspot.com.br




Se você precisa de ajuda para colocar cada um no seu lugar, a Constelação Familiar poderá ajudá-la.







Transforme nós em laços com a Constelação Familiar Online


Quer saber mais? 
Envie seu e-mail e entrarei em contato com você:
(não se preocupe, não farei spam)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer saber mais sobre a Constelação Familiar?

Quer saber mais sobre a Constelação Familiar?
Se inscreva aqui e receba o material especial por e-mail!